sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Colalife fazendo a diferença na África




Na África, uma em cada nove crianças morre de desidratação causada pela diarreia, antes mesmo de completar 5 anos de idade.
Apesar de termos um pequeno e superficial conhecimento das dificuldades que esse país e seu povo passam, só tive conhecimento da real gravidade do assunto ao conhecer a ONG Colalife.

A organização é associada à Coca Cola, e nasceu basicamente de uma observação de “mercado”, que quando dita em voz alta, beira o absurdo: haviam garrafas e latinhas de Coca nas quitandas dos mais afastados vilarejos da África, porém, os mesmos não dispunham sequer de um comprimido para febre ou um frasco de soro.



A Coca Cola tem sua central de distribuição tão bem estabilizada, que, para chegar até esses vilarejos, o refrigerante viaja longas distâncias em engradados amarrados em bicicletas e nunca faltam nas prateleiras. 

Levando em consideração o problema (mortalidade infantil) e a oportunidade (a distribuição da gigante do refrigerante), a Colalife pensou em fazer a diferença na vida dessas crianças.
Foi na Zâmbia que a ONG resolveu aplicar o projeto piloto. Desenvolveu o Kit Yamoyos, ou, Kit Vida, que deveria conter o básico para manter as crianças longe dos problemas de desidratação. Os kits foram montados com suplementos de zinco, sais minerais e um pequeno sabonete. 



Definido o kit, ainda deveriam pensar em como atrela-lo à distribuição da Coca Cola para que todos tivessem acesso a ele. A ideia foi simples. Uma embalagem de plástico foi desenvolvida em tal formato, que caberia perfeitamente entre os gargalos das garrafas que eram transportadas nos engradados. Além da função de transportar os suplementos, a embalagem conta com um medidor na lateral, o que ajuda as mães na hora de preparar a solução para os filhos.



Agora, os kits são encontrados facilmente nos mercados pela bagatela de US$1,00, e as crianças africanas estão cada vez mais felizes por isso.

Quem quiser saber mais detalhes do projeto, pode acessar aqui.

Beijo, e até!
 

2 comentários:

  1. Belo texto e excelente ideia da Colalife. Quem quer fazer, dá um jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fabio.
      E realmente, quem quer, faz! E acho que todos nós podemoes sempre fazer mais.

      Beijo.

      Excluir