quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Papo Cabeça: Doenças neurológicas e os avanços da medicina

Desde criança meus pais incentivaram muito o convívio meu e de meu irmão com os nossos avós maternos. Passávamos as férias, as festas de final de ano, e os sábados a noite na casa deles. As lembranças realmente foram muito boas dessa época.

Minha avó acabou desenvolvendo Mal de Alzheimer, e ao longo dos anos estive ao lado dela, observando aquela lenta e maldosa mudança física e cognitiva que a doença acarretou.
Até hoje esse tema me intriga. Sempre que possível leio matérias sobre, sejam de novas descobertas, de novas terapias paliativas e do cuidado com os familiares e acompanhantes, que, infelizmente, acabam sofrendo junto.

Foi assim que cheguei em um artigo interessante que dizia "Pela primeira vez doença de Mal de Alzheimer é revertida em paciente". Não poderia deixar de ler, ou melhor, assistir. Afinal, esse é um dos maiores desejos de milhares de famílias e pacientes ao redor do mundo.
Tratava-se de um vídeo de uma apresentação do neurocirurgião, Dr. Andres Lozano, que também e estudioso na área da neuro estimulação profunda.

Além do Alzheimer, no vídeo ele fala sobre as melhorias causadas pela neuro estimulação profunda em pacientes que sofrem de Mal de Parkinson, Distonia (uma atrofia que aflora principalmente na infância) e a depressão profunda. Inclusive, em algumas passagens do vídeo, ele mostra o antes e o depois dos pacientes submetidos a essa técnica, e o resultado é impressionante.
Vejam no vídeo abaixo a explicação, e como essa estimulação, basicamente, e grosseiramente falando, de energia, funciona no cérebro humano:




É impressionante ver como o nosso cérebro funciona, e como com a ajuda da tecnologia e de equipes cada vez mais multidisciplinares, formadas por profissionais da mais alta excelência, a medicina tem feito esses grandes avanços na cura de doenças que até 30 anos atrás eram como o fim da linha.
Espero que daqui a alguns anos, não somente o Dr. Andres, mas que vários outros magníficos médicos e pesquisadores surjam com novos procedimentos, técnicas e curas.
Todos ganham, tanto os pacientes, quanto a medicina, que vai deixando o seu legado, sem nunca ser esquecida, como aquele cheiro bom de casa de vó e vô.

Beijos,

Juli.


Nenhum comentário:

Postar um comentário