terça-feira, 17 de setembro de 2013

Montando um chá bar

Nos últimos anos, casar tem se tornado um mercado de intensa movimentação monetária, mas, nem por isso as noivas deixaram de sonhar com esse momento especial. O jeito é adaptar a festa dos sonhos ao orçamento disponível.
Além da cerimônia e da festa de casamento, casar envolve outras ocasiões especiais, como as festas de chá bar, chá de lingerie, chá de panela e derivados. Para tanto, é bom que os noivos estejam munidos de um bom planejamento financeiro para não gastar mais do que o desejado.

Geralmente, para as mulheres, cada detalhe conta na hora de realizar a celebração, e se a intenção não é gastar muito ou se o orçamento está pequeno, uma boa solução é fazer a festa do seu jeito e com as suas próprias mãos (claro, sem esquecer do noivo).

Foi exatamente isso que aconteceu com a minha cunhada (Beijo Cah. Beijo Vinicius.).
Faltando um pouco mais de um mês para o casamento, ela e o noivo festejaram seu chá bar mexicano, feito inteiramente por eles, com ajuda de amigos e familiares.
Com muita disposição, dedicação total e carinho em cada detalhe, a festa não poderia ter outro resultado: clima ótimo e animação do início ao fim.
E como nem tudo é um mar de rosas, fui buscar com ela os detalhes do planejamento da festa, que iniciou meses antes:

Detalhe para as pimenteiras embaixo da mesa
Filosofia de Fila: Como vocês decidiram o tema do chá bar?
Noivos:Inicialmente o tema do chá seria “Paris”. Um dia conversando com a Thalita (madrinha) sobre a nossa lua de mel, que será no México, em Cancun, ela deu a ideia de fazermos com o tema Mexicano. Adoramos de cara. Seria um clima mais animado e tudo a ver com a nossa história.

FF:Toda festa foi planejada e confeccionada pelos noivos, certo? Vocês tinham alguma espécie de cronograma?
N:Toda festa foi planejada e confeccionada por nós mesmos, e envolvendo madrinhas e sogras. Fomos pensando em cada detalhe, vendo várias fotos de outras festas mexicanas, indo a restaurantes mexicanos, e os nossos pensamentos foram tomando forma. Fomos diversas vezes para a Rua 25 de Março, em São Paulo, comprar adereços para drinks, sombreiros, e tudo o que tinha a ver para compor a decoração, incluindo os meus chodós, os cactos. O bolo cenográfico foi confeccionado por uma madrinha que nos deu de presente. As receitas das comidas típicas tiveram uma ajudinha da minha Assessora, que já foi dona de um restaurante Mexicano. Fizemos uma noite mexicana em casa como “test drive” para degustarmos e não haver erros no dia. As lembrancinhas foram decididas desde o início. Escolhemos um copinho de tequila com um adesivo personalizado.  

Mesa de docinhos

Detalhes fofos e roupagem mexicana

A mesa de drinks típicos foi um dos pontos altos da festa

FF: Sabemos que casar não é fácil, principalmente ao que diz respeito a dinheiro. Em relação ao orçamento da festa, como foi o planejamento?
N:Realmente não é fácil casar. São inúmeros gastos, além do chá, festa de casamento, apartamento, reforma, mobília e etc. Já que o orçamento do noivo esta destinado ao apartamento, a noiva teve que se virar...rs. Trabalhei em dois empregos durante três meses, e o salário do segundo emprego foi totalmente poupado. Usamos parte desse dinheiro para o chá bar. Além de podermos contar com ajudas extras dos pais e padrinhos.

FF: Qual foi o investimento que mais valeu a pena?
N: Difícil escolher apenas um. A decoração estava a coisa mais linda. A mesa mexicana estava uma delícia e foi o sucesso da noite. Os drinks com os copos coloridos e decorados com guarda- chuvas e frutas fizeram toda a diferença. O brinde de tequila generalizado foi demais também, enfim todo o investimento foi valido. 

FF:E o que menos valeu a pena?
N: Tudo valeu a pena, cada centavo gasto, cada dia destinado, cada dor no corpo no dia seguinte... faria tudo novamente!

FF: Se vocês pudessem deixar um conselho para quem está pensando em montar seu próprio chá bar, chá de panela, chá de lingerie e derivados, qual seria?
N:Faça! Mesmo que vc esteja apertado de grana, mesmo que vc não tenha muito tempo, mesmo que vc fique exausta (o). Vale a pena! É uma delícia olhar ao redor e ver só as pessoas que vc mais ama e que mais se divertem com vc! É difícil, dá trabalho, cansa, estressa, mas o resultado no final vale a pena! E as ajudas simplesmente surgem e fica tudo com a cara do casal.

Os noivos felizes da vida, com os ponchos, feitos pelas madrinhas, e sombreiros

Então, para quem está pensando em realizar uma festa com as próprias mãos, seja qual for o tipo, é fundamental traçar um cronograma das atividades e um cronograma financeiro, desde o início. Contar com a ajuda de boas amigas, mãe, sogra, tias, cunhadas, vizinhas e afins também é importante. Talvez nem todo mundo terá o mesmo comprometimento que você, afinal, a festa é sua, e para não ficar frustrada com a situação, tenha em mente até onde você consegue fazer sozinha e a partir de que ponto você irá depender de terceiros. Ter isso em mente evitará muitos estresses na hora de colocar a mão na massa.

E para facilitar a vida das noivas, que vivem na correria louca das provas (de vestido/de cabelo/maquiagem/docinhos/buffet/banda/DJ/e outros), abaixo está listado os principais fornecedores utilizados pela Camila:

- Cactos: supermercado Pão de Açúcar
- Sombreiros e enfeites mexicanos: garimpo nas lojinhas da Rua 25 de Março, em São Paulo
- Velas coloridas: Igreja do Embaré
- Papelaria e kit toillet: Due Madri
- Bolo cenográfico: Ivana (madrinha)
- Locação de Mesas: Loca Festas 
- Adesivos dos copos de tequila da lembrancinha: Aquarela print
- Cup cakes: Due Madri e Ivana (madrinha)
- Comida mexicana: Noiva e mãe da noiva, com ajuda da Assessora de Casamento, Camila Euzébio, da Succès

Beijo, povo casamenteiro.
Juli.
 

2 comentários:

  1. A festa foi ótima mesmo! Na minha opinião o ponto alto da festa foram as comidas típicas. Estava tudo uma delícia desde o guacamole até a machaca!

    Parabéns pelo blog paixão! Os posts estão muito bons... Boa sorte e sucesso!

    Beijos te amo!

    Ps.: faltou comentar sobre a importante ajuda do irmão da noiva! Rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Camila Nascimento de Freitas18 de setembro de 2013 às 20:00

    Oi Ju! Adorei ver meu chá publicado aqui, adorei mais ainda fazer parte do seu blog contando um pouquinho da nossa história.

    Parabéns pelos posts e pelo blog!

    Esta tudo lindo e a sua cara! Sucesso sempre!!!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir