segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Google: corpinho de quinze, sabedoria de cinquenta!


Semana passada o Google completou 15 anos de vida. Hoje, mais do que nunca, ela é o grande oráculo do mundo: não sabe, joga no Google!
A fundação da empresa aconteceu em 4 de setembro de 1998, porém, o domínio "google.com" só foi registrado e nasceu "oficialmente" em 15 de setembro do mesmo ano, e a empresa comemora seu aniversário todo dia 27 de setembro, sem uma aparente explicação para a divergência das datas. 

Os poderosos chefões da Google

Para chegar até o que o Google é hoje, os estudantes da Universidade de Stanford, na Califórnia, Larry Page e Sergey Brin, só precisaram alugar uma casa para que o sonho começasse a tornar-se realidade.

Susan Wojcicki, que na época havia acabado de se formar em seu MBA, foi a responsável por alugar a adorável casa de três cômodos e uma garagem. Era na garagem que os dois desenvolviam suas ideias e passavam boa parte de seu tempo.
A casa foi usada por eles apenas no inverno de 1998, quando já tinham sete funcionários, e decidiram que era hora de se mudar para um espaço maior.

A famosa garagem

E para celebrar seu aniversário, a empresa retornou às origens, fazendo uma conferência para a imprensa naquela mesma casa que há 15 anos abrigava dois jovens aventureiros e empreendedores. E a responsável pela apresentação? Incrivelmente, Susan Wojcicki!

Susan Wojcicki: VP de publicidade da Google

Ela decidiu participar do quadro de funcionários da gigante da tecnologia quando a mesma deixou a casa alugada. Apesar de conhecer Page e Brin, ela afirmou que participou de todas as etapas de seleção, até mesmo da entrevista. Hoje ela é vice-presidente sênior de publicidade do Google.

O evento trouxe todo aquele ar nostálgico da época, aonde alguns móveis da casa e o carpete azul da garagem, eram os originais utilizados pela Google em 1998. Até as estações de trabalho foram recriadas, dando uma sensação de viver naquele tempo, quando a internet preparava para dar o seu grande estouro.

Estação de trabalho: mesa original usada em 1998
Garagem da casa, que hoje, é propriedade da Google

Paralelamente a isso, o Google ganhou, este ano, filme estrelado pelos talentosos da comédia, Owen Wilson e Vince Vaughn. Apesar de não ser uma bibliografia sobre a empresa, fica evidenciado muito fortemente o ambiente e o dia a dia do que é trabalhar por lá. Jovens brilhantes, como Larry Page e Sergey Brin, com escritórios que mais parecem parques de diversão, e muitas áreas de descanso e lazer. O que já ficava evidenciado que seria o DNA da empresa desde aquela casa alugada pelos amigos.

Deixando a ficção de lado, a Google só consegue prover de todo essa liberdade e poder ao mesmo tempo, porque sabe se reinventar e se manter jovem sempre, apesar de ser jovem de fato.
Com sedes no mundo todo, ela não dificulta em nada o contato com os seus internautas. Hoje já é possível acompanhar o que rola em várias sedes da empresa, através do perfil do Google+, Life at Google (A vida na Google, em tradução livre), e claro, navegar por meio do Google Street View.













Na apresentação da empresa, em seu perfil, está descrito:
"Estamos sempre à procura de grandes pessoas para ajudar a crescer a nossa equipe."

E alguém duvida que com esse espírito, ainda virão muitos anos de Google?

Beijos,

Juli.


Nenhum comentário:

Postar um comentário