terça-feira, 5 de novembro de 2013

FVM: Halloween, soltando a bruxa e a imaginação


Hoje, dia 31 de outubro, é o dia conhecido tradicionalmente por se comemorar o Halloween, e também, por ser o dia de soltar as frangas bruxas. Para entender o significado dessa festividade, temos que entender seu passado, e como ele surgiu. 

No início, a festividade tinha outra função e propósito. Ela acontecia um dia antes da “festa de todos os santos”, que era celebrado no dia 1º de novembro, e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão em inglês, "All hallow's eve", que significa a “véspera de todos os santos”. Com o tempo e com os diversos dialetos, ela se transformou em apenas "halloween".

Por ser uma data cercada de valores sagrados, os Celtas acreditavam que demônios e fantasmas poderiam aparecer e cobiçar suas colheitas, e por causa disso se vestiam das formas mais assustadoras possíveis, pensando em assustar os "maus espíritos". 
Muito tempo se passou e temos o Halloween que conhecemos nos dias de hoje, apesar de muitos brasileiros não gostarem, e não darem o devido crédito por acharem que não se trata de uma celebração "nacional", e por ser muito "americanizada". (Espia essa Obama!)

Enfim, seja qual for o motivo, a explicação, os rituais e as histórias que rodeiam a data, o bacana é que ela se transformou em um motivo para nos fantasiarmos. Coisa que dificilmente fazemos, se você não for criança e tiver menos de quatro anos.
Como sempre, aparece uma festinha aqui e acolá, que acaba pegando a gente desprevenido, fazendo recorrer ao Antiquário Castelinho (os caiçaras entenderão), por isso, resolvi buscar algumas ideias bacanas de fantasias que provavelmente você conseguirá fazer com o que você tem no seu armário ou com menos de cinquenta pilas, e criar a nova tag do blog: Faça Você Mesmo (FVM)

Começamos com as fantasias femininas, pois a mulherada é a que mais sofre no quesito "que roupa eu vou?":


Carmen Sandiego: quem poderia esquecer a heroína que viajava de Istambul à Cidade do México resolvendo casos. O joguinho mais famoso do MSDOS pode ser uma fantasia super fácil de fazer, com roupas e acessórios que provavelmente você já tenha.



Daisy: a protagonista meiga, fofa e de personalidade misteriosa, que se apaixona por Gatsby, exige muito brilho e tudo o que a áurea dos anos 20 merece. Assistir o filme original e a regravação é uma ótima pedida para ideias. 


Kate Middleton: a plebeia que virou princesa já é ícone no mundo todo. Seja pela elegância, ou pelo seu estilo grifado com marcas mais "populares", o grande hit desse ano é ir de princesa e ainda de quebra levar o herdeiro a tira colo. As morenas ficarão melhor nessa fantasia.


Michelle Obama: a primeira dama americana e seu vestido vermelho, utilizado na posse de seu marido, é uma boa pedida para as mulheres de pele morena a negra. Chique e única!



Destiny's Child: todos sabemos que o sucesso dessa fantasia é no mínimo ter a participação de 3 amigas. As roupas podem ser tiradas de inspirações de videoclipes.


Frida Kahlo: minha preferida. Muitas cores, flores e claro, a sobrancelha unida devem ser a marca registrada dessa fantasia. Use um lápis de olho para trabalhar a "monocelha".


Os homens geralmente utilizam fantasias mais contidas ou mais usuais, como bombeiro, marinheiro, gângster, soldado do exército e afins, mas esses dias acabaram! (UHUL)

Doug Funnie: desenho que marcou a infância dos nascidos em 80 e 90. Só falta o nariz.

Sheldon Cooper: mais atual, mas, não menos amado, está o nosso nerd favorito de The Big Bang Theory. Se tiver uma Amy para fazer companhia, melhor ainda. Bazinga!

E agora... qual a próxima festa a fantasia? Já pode usar todas de uma vez só? rs...

Beijos,

Juli.

Um comentário:

  1. Parabéns! Mais um excelente post!

    Doug Funnie e Pat Maionese é ótimo, só faltou o costelinha!

    Beijão

    ResponderExcluir